Primeiras recomendações para o orçamento de 2020

0

Sabendo de antemão que propostas do Partido Socialista, focadas no investimento  estruturantes e decisivas para o futuro do Concelho não têm sido aceites ou acolhidas com a devida importância por este executivo, tendo desde o início deste mandato sido claro que o modo de trabalho, a visão de desenvolvimento para o Concelho e até a proximidade para com os Munícipes são distintas, os Vereadores do Partido Socialista, Bruno Gomes e Orlando Patrício, vêm elencar um conjunto de recomendações e propostas para o Orçamento de 2020.

Ao longo deste ano temos assistido a um conjunto de reclamações relativas à sinalética e  comunicação para os residentes e turistas, pelo que é urgente e indispensável a melhoria e aumento das mesmas.

Continuamos a entender ser urgente fomentar uma maior participação dos munícipes
nas decisões do Município, com reuniões descentralizadas, com a discussão pública
dos orçamentos, com orçamentos participativos, bem como a disponibilização prévia da documentação das reuniões dos diversos órgãos.

Entendemos ser premente uma melhor identificação da Zona Industrial bem como das
empresas lá instaladas, um pedido já feito por parte das mesmas e que até ao momento não foi realizado.

Acompanhamos com preocupação a longa demora da revisão do Plano Diretor Municipal e recomendamos ao Município que interceda junto das entidades competentes para que essa revisão seja concluída no menor tempo possível.

Relembramos a pertinência da organização atempada da comemoração do dia do Concelho, que deverá ser acompanhada da criação e atribuição das medalhas de mérito aos ferreirenses que se destaquem.

Atendendo ao mau estado do parque das máquinas e considerando a urgência da
substituição da cobertura em fibrocimento, recomendamos a célere remoção deste
material e a deslocalização deste parque para as infra-estruturas existentes junto à Zona Industrial.

Propomos a isenção das taxas de construção para a primeira habitação até aos 35 anos.

Entendemos ser necessário o aumento dos apoios ao bombeiro voluntário, para assim promovermos o reforço e continuidade do actual efectivo de bombeiros voluntários e  reconhecermos a importância das mulheres e homens que servem a população com altruísmo.
Elencamos um conjunto de apoios que sabemos exigem regulamentação, mas que são de importância maior para o bombeiro.
Apoio ao arrendamento urbano, isenção da taxa do IMI na primeira habitação, atribuição de bolsas de estudo, apoio ao pagamento de propinas no ensino superior e na mensalidade a familiar de primeiro grau residente em todas as IPSS’s do Concelho.
Gratuidade nos espectáculos culturais promovidos pelo Município.

Os Vereadores do PS
24/10/2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here