Morreram os escritores Rubem Fonseca e Luís Sepúlveda

0

Nas últimas horas perdemos dois grandes escritores. Rubem Fonseca e Luís Sepúlveda.

Rubem Fonseca nasceu em  1925 no Brasil.  Um dos mais prestigiados escritores brasileiros contemporâneos e um dos expoentes máximos da literatura de língua portuguesa. Traduzido em todo o mundo, foi galardoado com seis prémios Jabuti e, pelo conjunto da sua obra, com o Prémio Camões em 2003. Em 2015, recebeu o Prémio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL).
É autor de uma vasta obra narrativa, contista e romancista que tem vindo a ser publicada em Portugal, desde 2010, pela Sextante Editora. A Cólera do Cão (1963), O Caso Morel (1973), Feliz Ano Novo (1976), O Cobrador (1979) e Carne Crua – uma coleção de 26 contos inéditos lançada em Portugal há precisamente um ano – são alguns dos seus títulos incontornáveis. A este que viria a ser o seu derradeiro título, no catálogo da Sextante Editora juntam-se O Selvagem da Ópera, Calibre 22, Axilas e Outras Histórias Indecorosas, Histórias Curtas, Amálgama, Buffo & Spallanzani, A Grande Arte, José e Agosto, obra que inspirou uma célebre série da Rede Globo.
Faleceu a 15 de abril de 2020, vítima de um enfarte do miocárdio.

In: wook.pt

Na Rede de Bibliotecas de Ferreira do Zêzere existem 3 livros. Consulte neste link:

https://catalogo.cm-ferreiradozezere.pt/cgi-bin/koha/opac-search.pl?idx=&q=Rubem+fonseca&branch_group_limit=

Luis Sepúlveda nasceu no Chile em 1949.
Da sua vasta obra – toda ela traduzida em Portugal –, destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar. Mas todos os seus livros conquistaram em todo o mundo a admiração de milhões de leitores.
Em 2016, recebeu o Prémio Eduardo Lourenço – que visa galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica –, uma honra de definiu como «uma emoção muito especial».
Para além de romancista, foi realizador, roteirista, jornalista e ativista político. Em 1970 venceu o Prémio Casa das Américas pelo seu primeiro livro, Crónicas de Pedro Nadie, e também uma bolsa de estudo de cinco anos na Universidade Lomonosov de Moscovo…

Em 1997, instalou-se em Gijón, em Espanha, na companhia da mulher, a poetisa Carmen Yáñez. Nesta cidade fundou e dirigiu o Salão do Livro Ibero-americano, destinado a promover o encontro de escritores, editores e livreiros latino-americanos com os seus homólogos europeus.
Luís Sepúlveda vendeu mais de 18 milhões de exemplares em todo o mundo e as suas obras estão traduzidas em mais de 60 idiomas.

In: wook.pt

Na Rede de Bibliotecas de Ferreira do Zêzere existem vários livros do autor, muitos constituem a lista do Plano Nacional de Leitura. Consulte neste link:

https://catalogo.cm-ferreiradozezere.pt/cgi-bin/koha/opac-search.pl?idx=&q=luis+sepulveda&branch_group_limit=

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here