Nota de imprensa dos Vereadores do PS

0

NOTA DE IMPRENSA

27 de Março de 20

Os vereadores do PS apresentaram esta proposta na Reunião de Câmara de 26 de Março, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade, com excepção de dois pontos, nomeadamente no que toca à realização dos testes de diagnóstico de Covid-19 a todos os utentes e funcionários dos lares de idosos do Concelho, Bombeiros, Autarcas e colaboradores, que só serão feitos por indicação da DGS e a criação do Conselho Municipal alargado com figuras nas várias áreas da sociedade ferreirense.

Sr. Presidente da Câmara, Srs. Vereadores.

A situação que vivemos é de excepção e de luta extrema contra o Covid-19.

Ainda que a quarentena nos obrigue ao isolamento, temos que continuar a vida e programar o futuro, pois esta situação exige alterações, ajustes, sentido de orientação e uma liderança forte e visível. Precisamos passar uma clara mensagem de controlo da situação e das várias responsabilidades autárquicas.

A complexidade do combate ao vírus é grande e é urgente agir na necessária adaptação na gestão de espaços e pessoas, nas medidas de higiene, na produção de produtos, no apoio aos empresários, aos comerciantes, aos agricultores e ao escoamento dos seus produtos.

Não podemos ficar à espera que superiormente nos imponham directrizes, mas sim tomar a iniciativa de nos ajustarmos a esta guerra, para podermos dar um início da transformação e continuação das nossas rotinas, porque quanto mais tempo demorar a transformação, mais impacto vai ter na economia e nos que dela vivem. Sabemos que vai haver resistências, mas é de extrema importância aproveitar a sabedoria e experiência dos que temos, para preparar o nosso presente/futuro.

Neste sentido, propomos um conjunto de medidas para o imediato e para o futuro próximo:

  • Na preocupação com os nossos “colaboradores”, fornecendo kits de higienização, adaptando os espaços de trabalho, promovendo a rotatividade de pessoas de serviços essenciais que não podem parar; basicamente seguindo e melhorando de forma continuada o Plano de Contingência.
  • Melhoria substancial da informação prestada no site municipal com a Criação de um gabinete SOS, com disponibilização de apoio social, apoio psicológico (online) e partilha de informação e apoio nas mais variadas vertentes aos ferreirenses.
  • Criação de uma linha SOS Covid-19, para solicitar apoio e informação.
  • Criação de uma rede que englobe o Município e as Juntas de Freguesia e que proceda à entrega domiciliária de bens de consumo e medicamentos àqueles que necessitem.
  • Criação de uma plataforma online, para compras de bens essenciais, que são posteriormente entregues no domicílio.
  • Privilegiar o contacto por telefone/email e o envio online da documentação vária entregue ao Município.
  • Proceder à realização de testes de diagnóstico de Covid-19 a todos os utentes e funcionários dos lares de idosos do Concelho, Bombeiros, Autarcas e “colaboradores”
  • Preparar a abertura do Mercado Municipal, num futuro próximo, com a melhoria substancial das devidas medidas de segurança e controlo de higiene dos espaços dos feirantes e do público.
  • Isentar/apoiar na totalidade o comércio/restauração fechado, IPSS’s e Bombeiros no pagamento da água durante três meses.
  • Direccionar/incentivar novos eventos culturais online através da agenda cultural e difundida nas plataformas de internet.
  • Criação de um Conselho Municipal alargado, com figuras nas várias áreas da sociedade ferreirense, que reflicta medidas que promovam e defendam o arranque económico dos vários sectores afectados.
  • Adopção da possibilidade do adiamento em pagamentos parcelares da conta da água para os que se encontrarem em situação comprovada de desemprego e/ou layoff.

Perguntamos também qual o valor que o Município prevê alocar para a ajuda às famílias ferreirenses, bem como as medidas concretas.

Bruno Gomes e Orlando Patrí

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here