Recordação de Freitas do Amaral em Ferreira do Zêzere c/vídeo

0

o Doutor Diogo Freitas do Amaral esteve pelo menos duas vezes em Ferreira do Zêzere.

Na campanha para as Presidenciais de 1986 e em 2014 no ciclo de conferências promovidas pela Câmara de Ferreira do Zêzere com organização do Dr. Fernando Lopes.

Do arquivo do Região do Zêzere, recordamos a sua intervenção no edifício dos Paços do concelho de Ferreira do Zêzere que esteve cheio para escutar o Professor.

Freitas do Amaral teve uma longa e intensa vida política, com cerca de cinco décadas de intervenção pública: foi fundador e primeiro presidente do CDS, fez parte de governos da Aliança Democrática, entre 1979 e 1983, e foi primeiro-ministro interino após a morte de Sá Carneiro. Foi também candidato nas históricas presidenciais de 1986, contra Mário Soares, e, já neste século, foi ministro dos Negócios Estrangeiro num governo PS (2005-2006) como independente, após ter saído do CDS em 1992.

Nascido em 21 de Julho de 1941, na Póvoa de Varzim, Diogo Freitas do Amaral passou a infância entre Guimarães (de onde era natural o pai) e a Póvoa de Varzim (a terra da mãe), mas os primeiros anos foram muito marcados pela morte dos dois irmãos mais velhos, ainda crianças. Queria ser engenheiro, mas, sem jeito para Matemática, deixou-se convencer por dois tios que estudaram Direito e lhe “falavam das suas aulas com os professores Marcello Caetano e Galvão Teles”, contou em entrevista à Sábado em 2017. Acabou por se formar em Direito da Universidade de Lisboa. Obteve o grau de Doutor em Direito (Direito público) em 1967 e ensinou na faculdade até 1998.

In: Público

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here