100 dias de vereação do PS em Ferreira do Zêzere

0
É tradição nos corredores da política fazer um ponto de situação aos cem de exercício de um determinado cargo. Ora, aqui faço o meu.

Ser vereador força-nos, constantemente, a estar focado nas dinâmicas do Concelho, pois temos uma maior possibilidade de intervir, fruto das reuniões quinzenais e até da exposição maior na imprensa.
A aprendizagem é grande por isso. Pela constância de estudo das várias matérias. Não é que não estivesse já por dentro, com 12 anos de Assembleia Municipal, mais toda a exigência e preparação da campanha autárquica e do programa eleitoral, deram-me um domínio muito aceitável das questões do Município. Parece-me que isso ficou claro para vós nesta campanha que passou.
A minha vida tem sido feita de desafios, que exigem tempo. E ser-se vereador exige muito tempo. Tempo para estudar as matérias, para preparar intervenções, para andar no terreno, para ter uma acção política próxima das pessoas. Tudo coisas que procuro fazer e que quererei fazer com força maior. Não é de todo fácil alinhavar a agenda horária para que esse trabalho decorra com a exigência e preparação devida. Uma coisa é ser-se vereador a tempo inteiro, outra é termos a nossa vida profissional e despender daí tempo para exercer o mandato de vereador de oposição. Mas sim, estou muito grato por poder desempenhar este lugar. Desfruto muito.
Não podia falar da vereação sem falar no Orlando Patrício, amigo que me acompanha. Pessoa mais organizada que conheço, atento, perspicaz e conhecedor. Ter alguém assim comigo dá-me uma segurança grande no que toca às nossas tomadas de posição. E juntar a isto a amizade e a camaradagem verdadeira, é gratificante. Lutar com os nossos, por iguais ideais, é muito recompensador.
Estamos em minoria. Há até assuntos sujeitos a votação que considero ingratos e que não têm justificação. Um exemplo que constantemente vai a reunião de Câmara é a rearborização das zonas ardidas. A Câmara Municipal dá um parecer (positivo ou negativo) ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, mas esse parecer não é vinculativo. Votamos, para nada. E há outros temas, como alguns casos de intenção de indeferimento de obras, que trarei numa próxima oportunidade.
Relativamente à gestão camarária, está no sentido daquilo que fui dizendo na campanha eleitoral: continua a faltar um projecto de fundo para o concelho; falta um caminho claro, uma luta incessante em busca de investimento e empresas; falta um aproveitamento máximo dos recursos, seja no rio, seja numa start-up, seja numa incubadora, seja no apoio mais próximo aos nossos empresários; falta uma velocidade maior; falta uma dedicação extrema. Modos e estares diferentes, que embora não concorde, respeito.
Sinto que só se faz a gestão corrente e isso causa-me desconforto. Procurarei lutar para que se faça mais, para que se escrutine mais e se force este executivo a passar para outro patamar de velocidade. Com respeito e com o espírito democrático de quem quer o melhor para Ferreira do Zêzere.

Bruno Gomes
Vereador do Partido Socialista

bruno_gomes@sapo.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here