Deputados do BE alertam para possível saída de médico na Frazoeira

0
Os Deputados do Bloco de Esquerda na Assembleia da República apresentaram na semana passada um requerimento ao Presidente da Assembleia da República no sentido de alertarem para a possibilidade de poder sair um médico no próximo mês de julho da Unidade de Saúde da Frazoeira.



“Conjuntamente, as freguesias do Bêco e de Nª Sª do Pranto, em Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, têm cerca de dois mil habitantes, dos quais muitos são idosos, a residir longe da sede do concelho e sem transporte próprio. 
Os Cuidados de Saúde Primários são prestados a esta população pela Unidade de Saúde da Frazoeira, pertencente à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Ferreira do Zêzere. 
A Unidade de Saúde da Frazoeira tinha 1654 utentes, pelo RNU em 01-02-2016. 
O atendimento vem sendo garantido por 2 clínicos que, entre si, asseguram 3 dias por semana. O serviço de enfermagem apenas tem vindo a ser assegurado em dois dias inteiros e 3 meios dias, em cada semana. Perante a dimensão do universo de utentes, trata-se, obviamente, de uma resposta escassa, por parte do SNS, tanto mais que o perfil dos médicos em exercício não os habilita a atender grupos de risco.
O quadro poderá, porém, vir a agravar-se, dado o anúncio por parte de um dos clínicos de que irá sair em julho próximo. 

A perspetiva de vir a ser proporcionado um atendimento ainda mais insuficiente do que o atual já está a preocupar populações e autarquias locais. Muito prudentemente, uns e outros estão a exigir que sejam tomadas decisões atempadas que obstem a uma fragilização ainda maior da oferta do SNS, ao nível do Cuidados de Saúde Primários, na Frazoeira.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:
O Governo tem conhecimento da perspetiva de saída de um médico da Frazoeira, em julho próximo?
Que decisões estão a ser tomadas para que não ocorra qualquer redução da oferta de serviços clínicos, em resultado dessa anunciada saída de um médico que aí está a prestar serviço?”

Os Deputados
Carlos Matias
Moisés Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here