Sobre o funeral da D. Carminda

0

Sobre o funeral da D. Carminda este sábado no cemitério de Águas Belas, escreveu o Padre Pedro Luís:

“Não posso dormir sem dar voz ao caso da D. Carminda que levei a sepultar nesta tarde chuvosa e fria, em que o próprio Céu chorava o abandono a que foi sujeita.
A D. CARMINDA faleceu ontem aos 82 anos de idade, e residindo no Lar da Misericordia Ferreira Zêzere, foi-lhe recusada sepultura no cemitério municipal de Ferreira do Zêzere, alegamente por não estar recenseada nesta freguesia. Dou-lhe voz porque a D. Carminda não era natural de Ferreira, veio parar ao lar da Misericórdia pelos serviços sociais do Estado, a D. CARMINDA não tinha família que a pudesse acompanhar neste último momento da sua morte ou tratar do seu funeral, a D. Carminda não teve uma sepultura que a acolhesse na terra onde morreu, a D. Carminda apenas teve três funcionárias da Santa Casa da Misericordia que caridosamente a acompanharam no funeral e o bom senso de alguém de uma freguesia vizinha que, como José de Arimateia em relação a Jesus, lhe cedeu um cantinho para que o seu corpo não ficasse por sepultar.
Que ela, agora, descanse em paz.
Amen.”

O Presidente da Câmara Jacinto Lopes também já respondeu referindo:

“caro padre Pedro Luis, a Câmara Municipal e principalmente o seu presidente dão a cara pelas suas decisões. De facto foi recentemente, face ao regulamento em vigor, indeferido um pedido. Entretanto foi já definido um terreno, como bem sabe, para a implementação de um novo cemitério. Assim as dificuldades que anteriormente tinhamos foram, em parte, ultrapassadas. Assim muito agradeçia que fizesse prova que neste caso em concreto foi negado a sepultura no cemitério municipal. Pois, face ao regulamento em vigor desde 1993 (salvo erro) sou eu que tenho que deferir/ou indeferir os pedidos, e não me chegou nenhum pedido para este caso, mas face ao afirmado deve existir um documento da entrada do pedido no municipio. Termino invocando os provérbios 6:16-19, porque aqui se aplicam de forma explicita.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here