Notícias da Freguesia de Nossa Senhora do Pranto 21/07

0

FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DO PRANTO

ESTAMOS A PREPARAR O FUTURO

O Executivo da Freguesia de Nossa Senhora do Pranto tem a alegria de apresentar uma pequena obra de recuperação do espaço que foi a Fonte do Outeiro dos anos 50, restando apenas o poço no qual contamos colocar a tal roda de bombear a água.

Agora é apenas um local para repouso para os caminheiros e as pessoas que se deslocam, vindos da zona do Carril para a Frazoeira, ao médico e Farmácia, podendo ali fazer uma pausa.

FONTE DO OUTEIRO – O Executivo da Freguesia de Nossa Senhora do Pranto tem a alegria de apresentar uma pequena obra de recuperação do espaço que foi a Fonte do Outeiro dos anos 50, resta apenas o poço no qual contamos colocar a tal roda de bombear a água.

Agora é apenas um local para repouso para os caminheiros e as pessoas que se deslocam, vindos da zona do Carril para a Frazoeira, ao médico e Farmácia, podendo ali fazer uma pausa.

PARQUES DE LAZER – Os Parques Geriátricos e de Lazer em Paio Mendes e Frazoeira, iniciados em junho, já se encontram com a 1ª fase concluída. Devido aos constrangimentos provocados pelo COVID-19, está a verificar-se um atraso no fornecimento das máquinas, bancos, etc., pelo que é necessário aguardar mais algum tempo para a entrega do referido equipamento.

PASSEIO ANUAL – Se tudo estivesse a decorrer dentro da NORMALIDADE no sábado, 17/07/2020, teria sido realizado o nosso Passeio Anual para mais um dia inesquecível. Foi escolhida a magnífica cidade de Aveiro mas o passeio foi cancelado. No entanto, é nossa vontade, caso para o ano tudo esteja bem, reorganizarmos o passeio para essa bela cidade de Aveiro.

MERCADO DO CARRIL – Depois da dinamização do Mercado do Carril em janeiro de 2018 e da sua reabertura em maio de 2020, devido aos efeitos do COVID-19, parece-nos que as pessoas estão a aderir com “bairrismo”, notando-se já mais dinâmica no espaço. É caso para se dizer: “Ir mais longe para quê? O Mercado aqui tão perto.”

Em breve iremos dotá-lo de mais equipamento para conforto do público e dos vendedores no exterior.

RECUPERAÇÃO DOS WC DE DORNES – Por se encontrarem impróprios para receber os muitos turistas que visitam aquela histórica aldeia, o Executivo, por força da Lei da Mobilidade e outras, viu-se forçado e em consciência a encerrá-los. Logo da parte do Executivo Camarário houve uma boa receção em fazer o seu restauro, tal como outros. Foi um processo demorado, que consideramos aceitável, até porque Dornes não ficou, nem podia ficar, sem WC. Assim,  existem os WC situados no Adro do Santuário, espaço onde quem visita Dornes não pode deixar de ir, e também bem perto dos que foram encerrados, existiam há cerca de 5 anos os WC das Aldeias do Xisto, que logo que lhes solicitámos, no prazo de uma hora, nos enviaram um protocolo que prontamente assinámos para a cedência provisória dos mesmos. Naquela altura os WC ainda não tinham água mas o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Engº Paulo Neves, no espaço de 12 horas deu autorização para os ligar à rede pública, pelo que ficou o assunto solucionado.

Na sexta-feira, dia 17/07/2020, na Assembleia Municipal, foi aprovado por unanimidade o valor orçado, mas ao abrir concurso certamente será entregue a quem mais barato fizer. Não haja precipitação. A certeza é que vamos ficar com uns WC que dignificam a nossa terra e que os visitantes agradecem.

De salientar que esta obra sai a custo zero para a Junta de Freguesia uma vez que a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere assumiu a totalidade dos custos, desde o projeto à execução, o que muito agradecemos e nos deixa tranquilos.

CURSO COTS – Teve início na 5ª feira, dia 16/07/2020, o Curso de Conduzir e Operar o Trator em Segurança, a decorrer na Associação de Paio Mendes, que gentilmente nos cedeu o espaço, pois neste momento todos os espaços (ex-Junta de Freguesia de Paio Mendes e Filarmónica) estão ocupados devido às exigências do COVID-19 e da DGS, mas tudo está a funcionar e bem.”

In: Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here