Atenção ao calor – Informações

0

Já há alguns dias que estamos com temperaturas elevadas especialmente da máxima sendo que amanhã teremos um alerta vermelho em consequência da temperatura que se prevê de 40º para a maioria dos nossos concelhos do Médio Tejo.

Face a esta situação, vimos relembrar para a necessidade de adopção de medidas preventivas dos efeitos do calor dado uma vez que, devido à Pandemia de COVID 19, será muito difícil retirar as pessoas mais vulneráveis para outros locais dado  que haverá maior risco de contagio desta doença.

É assim necessário não esquecer que as pessoas mais susceptíveis (os idosos que padecem de doença crónica e as crianças) devem ser afastadas do calor, permanecendo em lugares frescos durante o período mais crítico (entre as 11 e as 17 horas) e termos presente a importância de lhes assegurarmos um consumo adequado de líquidos, para evitar a desidratação. Entrar contacto com os familiares idosos, várias vezes por dia, para saber o seu estado de saúde é uma das medidas que recomendamos.

Dado que os dias de maior calor vão ocorrer sexta-feira e durante o fim-de-semana, relembramos a importância da utilização de cremes protectores sempre que há exposição solar e evitar frequentar a praia entre as 11 e as 17 horas.

Assim, vimos por este meio solicitar a vossa participação activa junto de pessoas em risco, seus familiares e cuidadores, na prevenção dos efeitos prejudiciais do calor durante os próximos dias, promovendo a divulgação da informação que se anexa e na leitura prévia do documento que a Direcção-Geral da Saúde nos disponibiliza e a utilização prática das recomendações que encerra.

Estamos certo de que, todos juntos, saberemos dispensar à população do Médio Tejo em risco os cuidados adequados, previstos nestas situações.

Maria dos Anjos Esperança

Coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here