Filarmónica Ferreirense comemora 178 anos c/vídeo

0

A Sociedade Filarmónica Ferreirense comemora hoje 178 anos.

Parabéns aos Diretores, Músicos e Maestro.
Historial
“Diz a tradição desta importante vila que a sua Música Popular teria aparecido um ano depois, pouco mais ou menos, da filarmónica Carrilense.
Não era de aceitar de bom grado que na pequena freguesia do concelho já existisse uma Sociedade Filarmónica, e na própria sede, a novidade da época – a música popular – não existisse.
A Arte dos Sons era bem o ponto de partida dos interesses espirituais ou políticos de cada agremiação e de cada terra; por isso a muito mais laboriosa população da vila se sentia estimulada a imitar a Banda da sua súbdita Carrilense.
Havia que encetar-se um caminho. A tal se dispuseram o Pároco Januário Mendes Ferreira, António Mota Cardoso e Filipe Godinho – proprietários do lugar da Cerejeira – que assim deram vida a uma corporação musical denominada Sociedade Filarmónica Ferreirense.
E em 1842 foi a fundação desta Banda Ferreirense, cujas vicissitudes tem suportado há já mais de um século.
A 8 de Julho de 1871 foi tornada oficial a sua existência. Pois no cartório do Tabelião de Notas José Lopes Leal Ferreira foi lavrada uma escritura pública a que foram passados os estatutos da Sociedade.

In: SFF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here