Celso Alves – utiliza macroalgas para prolongar o tempo de prateleira de refeições pré-preparadas

0

Celso Alves, investigador, natural de Ferreira do Zêzere do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), trabalha na área da biotecnologia marinha com o objetivo de procurar novos compostos que possam contribuir para o desenvolvimento de produtos com aplicação em diferentes indústrias.

O MARE IPLeiria está atualmente a desenvolver filmes para preservação de produtos de quarta gama em parceria com a empresa Campotec. Estes produtos são alimentos pré-preparados como saladas ou fruta fatiada que têm um tempo de degradação muito rápido.

Para aumentar o seu tempo de prateleira são normalmente utilizados compostos sintéticos. De forma a tornar esta atividade mais sustentável, estão a ser testados extratos de macroalgas no sentido de substituir estes compostos sintéticos por compostos de origem natural.

Foi já possível identificar um extrato que demonstrou não só manter os efeitos revelados pelo composto sintético como permitiu ainda aumentar o tempo de conservação do produto.

Estas características apresentam uma clara vantagem para a própria empresa que poderá aumentar o tempo de prateleira dos seus produtos, assim como a sustentabilidade da sua produção.

 

in: https://www.90segundosdeciencia.pt/episodes/ep-800-celso-alves/?fbclid=IwAR0UXI2LCJAXggMZrA2HVlNidZnWMNkWc2Q-N9ZdW8Bw4bewJON5QYv7_R8

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here