Antigo Sacrário de Dornes está pronto

0

O Padre Manuel Vaz Patto, Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Pranto,  apresentou hoje à comunidade o antigo Sacrário da igreja que foi restaurado por duas fases. A parte inferior, o Sacrário propriamente dito, foi apresentado e benzido pelo Bispo D. José Traquina, em 2017, hoje Bispo de Santarém (https://regiaodozezere.pt/2017/08/15/santuario-de-dornes-tem-novo-sacrario-c-video/) e a parte superior foi hoje apresentada.

Segundo Dulce Godinho, ” as peças foram guardadas pelo Sr. Padre Artur aquando do restauro da Igreja que foi acompanhado nessa época pelo então Instituto Monumentos Nacionais, depois foram inventariadas pelo Secretário do Sr. Bispo de Coimbra , D. Albino Cleto .
É por esta razão que existem peças para colocar no futuro museu na Torre Pentagonal.
E também foi tudo inventariado, pelo Monsenhor Nunes Pereira, este inventário foi todo feito em desenho.”

O Padre Manuel Vaz Patto, apesar de jovem, já tem no seu curriculum em Ferreira do Zêzere, obras importantes de restauro e conservação nas igrejas e capelas do concelho, com destaque para as igrejas de Chãos, Bêco (em fase de conclusão) e Dornes, com alguns melhoramentos e em fase de construção do futuro museu de arte sacra de Dornes.

Parabéns.

Imagens de Eduardo Mendes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here