Bloco de Esquerda reúne com a Comunidade Intermunicipal Médio Tejo

0

A campanha do BE continua a sua série de reuniões com entidades relevantes no Distrito de Santarém. Esta sexta-feira, dia 20 de setembro, reuniu na cidade de Tomar, com a Comunidade Intermunicipal do Medio Tejo (CIMT) tendo sido recebida por Miguel Pombeiro, secretário executivo da referida comunidade.

A CIMT é uma associação de fins múltiplos. Foi constituída no ano de 2008 com o intuito de promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável do seu território de intervenção, com base no planeamento estratégico regional e o apoio às autarquias locais. Abrange os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha

A cabeça de lista, Fabíola Cardoso, foi acompanhada por Luís Santos, candidato pelo Concelho de Tomar, Armindo Silveira, vereador na Câmara Municipal de Abrantes, entre outros autarcas de Tomar e Abrantes.

A mobilidade na região do Medio Tejo e a sua relação com a área metropolitana de Lisboa foi um dos temas abordados. Fabíola Cardoso referiu que é preciso apostar na ferrovia e melhorar o programa PART.

Os fundos europeus foi outros dos temas abordados. Fabíola Cardoso referiu que os fundos foram e são importantes para criar infraestruturas, mas frisou que existem projetos que pelo seu carácter de continuidade, tais como a formação em contexto escolar, têm que ter a sua dotação no Orçamento de Estado e não estarem sujeitos ao calendário dos fundos europeus.

A regionalização foi apontada, por Fabíola Cardoso, como a solução para resolver diversos problemas de planeamento, administração e gestão do território pois existem diversas unidades administrativas e outras que se sobrepõem no todo ou em parte não sendo fácil conciliar os vários interesses em jogo.

A reunião encerrou com o interesse mútuo em realizar outras reuniões de modo a que se conhece em profundidade as responsabilidades da CIMT no Medio Tejo.

In:  Bloco de Esquerda de Santarém

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here