Artes e ofícios de Ferreira do Zêzere – Aires Ferreira – relojoeiro c/vídeo

0
223

É um trabalho diário de precisão. O Sr. Aires Lopes Ferreira é o relojoeiro mais antigo de Ferreira do Zêzere. Desde criança que teve curiosidade sobre o funcionamento do relógio. A arte aprendeu com um colega do Hotel Tivoli em Lisboa e já na tropa não teve mãos a medir, já que era o único com conhecimentos de relojoaria.

Hoje o aparecimento dos relógios eletrónicos houve uma grande quebra no trabalho, mas ainda assim há quem continue apenas a confiar no relógios mecânicos, alguns verdadeiras relíquias de família.

Obrigado ao Sr. Aires por acertar a vida de Ferreira do Zêzere há 60 anos.

Entrevista efetuada aquando da recolha de informação para o livro “Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”, uma iniciativa da Fundação Maria Dias Ferreira e da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Entrevistado: Aires Lopes Ferreira
Entrevistador: Armando Cotrim
Local: Ferreira do Zêzere
Data: 25 de agosto de 2016

Não perca na Fundação Maria Dias Ferreira e no Região do Zêzere a entrevista inserida no Projeto Registar, efetuada aquando da recolha de informação para o livro “Artes e Ofícios tradicionais do concelho de Ferreira do Zêzere”, uma iniciativa da Fundação Maria Dias Ferreira e da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Os autores são:  Rute Tavares, José Afonso Sousa e Cátia Salgueiro, fotografias de Marta Navas, entrevistas de Armando Cotrim, registo vídeo de Pedro Ribeiro e design de Sylvie Lopes.

Vídeo gentilmente cedido pela Fundação Maria Dias Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here