Armadilhas de vespas asiáticas “não são perigosas”

0
249

O Município de Ferreira do Zêzere contratou uma empresa para colocar armadilhas para as vespas asiáticas. Há destas armadilhas em vários pontos do concelho. São garrafas de plástico cortadas com um líquido dentro e são presas por um cordel em zonas florestais mas também em espaços urbanos.

O Região do Zêzere recebeu um pedido de esclarecimento sobre a perigosidade do líquido contido nestas garrafas uma vez que foram colocadas penduradas em ramos de laranjeiras junto à igreja de Ferreira do Zêzere, local de passagem de crianças do ATL para o Centro Escolar e no jardim da vila de ao alcance de qualquer pessoa.

O rótulo da garrafa apenas diz que é uma armadilha, mas não esclarece que tipo de líquido contem e se é perigoso na ingestão ou contacto com a pele por exemplo.

Os serviços municipais esclarecem o seguinte:

“Não são perigosas.

Têm dentro uma mistura de produtos não perigosos destinados a atrair a vespa (são doces….tipo cerveja preta, mel, ou açúcar, alguns sumos, etc… Há várias opções.)

O objetivo é atrair para capturar e, em simultâneo, perceber a dispersão das mesmas.

É um investimento municipal não obrigatório e não subsidiado externamente. Segue padrões definidos por equipa especialista com base nas observações já realizadas de ninhos.”

Era útil que esta mesma informação fosse colocada nas garrafas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here