Assembleia Municipal aprova nova empresa de água, resíduos e saneamento c/vídeos

0

A Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere reuniu esta noite nos Paços do Concelho.

Iniciou com a tomada de posse de Tiago Antunes e com um problema administrativo. A Câmara necessitada das atas das reuniões anteriores aprovadas para poder constituir-se como membro da nova empresa intermunicipal de águas e saneamento, mas faltavam lá algumas palavras referidas pelo Sr. Presidente, nomeadamente a “vaselina” aconselhada aos Presidentes de Junta.

Foi deliberado acrescentar todo o que foi dito e a ata foi aprovada.

As comunicações das queimas e queimadas foi também um assunto abordado por alguns Deputados Municipais.

Da parte do público interveio o Sr. Vitor Mendes e o Sr. Pedro Henriques

O Presidente Jacinto Lopes informou que o Tribunal deu razão à Câmara no processo movido pelo Sindicado por causa da reposição das 35 horas de trabalho, contudo foi multado em 2000€ a pagar ao STAL pelo não cumprimento de algumas etapas. O Presidente termina com “Dura lex sed lex”.

Foi também aprovado o apoio  à Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pranto, no valor de 3.950,00 € mais I.V.A., para apoio na prestação de serviços respeitantes à elaboração do projeto de licenciamento da reabilitação dos sanitários públicos de Dornes

O Ponto mais importante da ordem de trabalhos foi a “Apreciação e votação da proposta da Câmara Municipal para criação de um sistema intermunicipal de serviços de abastecimento público de água, saneamento, de águas residuais e recolha de resíduos urbanos e da constituição da empresa intermunicipal que o vai gerir e outros assuntos conexos” que foi aprovado por unanimidade.

O Presidente Jacinto Lopes esclareceu que esta é uma oportunidade única de Ferreira do Zêzere melhorar o sistema de abastecimento de água, com a regularização das muitas roturas existentes, avisou os Ferreirenses que vão ter de alterar o tratamento dos lixos, melhorando a reciclagem e que o concelho vai receber cerca de 3 milhões de euros para o saneamento básico nas proximidades da vila, nas freguesias de Ferreira do Zêzere e Águas Belas. Referiu que cerca de 19 funcionários da autarquia ligados a estes setores terão oportunidade de passarem a ser funcionários desta empresa a Tejo Ambiente.

A empresa “Tejo Ambiente – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Médio Tejo E.I.M., S.A.” reúne seis municípios do Médio Tejo. Ourém, Ferreira do Zêzere, Mação, Tomar, Sardoal e Vila Nova da Barquinha.

O apoios e auxílios (financeiros e não financeiros) concedidos às freguesias foram aprovados com os Presidentes de Junta de Águas Belas e Chãos a questionarem a presença de algumas máquinas na freguesia.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here