SOL – CUIDADOS A TER

0

Com a chegada do calor, vem a vontade de ir à praia para apanhar sol. No entanto, é necessário tomar as devidas precauções para não colocar em risco a nossa saúde.
A pele, o maior órgão do corpo humano, é responsável pela proteção do organismo e por isso requer vários cuidados, principalmente quando sofre exposições muito prolongadas ao sol. Para evitar qualquer perigo, devemos:
·         Evitar as horas em que o sol é mais intenso (entre as 11:00h e as 15:00h).
·   Usar um chapéu, uma camisa ou t-shirt de cor clara e óculos quando estiver ao sol. Exponha-se gradualmente ao sol, pois a pele necessita de tempo para se adaptar.
·         Beber bastantes líquidos, de preferência água. Evitar bebidas alcoólicas.
·         Não expor crianças muito pequenas directamente ao sol.
·         Aplicar, 30 minutos antes de ir para a praia ou piscina, um creme protector com um factor de protecção igual ou superior a 30. Renove as aplicações de 2 em 2 horas e após o banho, mesmo que o protector seja à prova de água. Estes cremes têm vários factores de proteção, variando com o tom de pele, isto é, quanto mais clara for a pele, mais alto será o fator de proteção.
o   6 e 10 à Proteção baixa;
o   15 e 25 à Proteção média;
o   30 e 50 à Proteção elevada;
o   Superior a 50 à Proteção muito elevada.

Estas medidas devem ser aplicadas mesmo quando o céu está nublado ou quando se está debaixo de um chapéu, visto que, os raios solares incidem de forma indirecta. O facto de haver vento ou estar dentro de água pode fornecer a sensação de frescura, no entanto, não impede as consequências nocivas da exposição prolongada ao sol.
        
Se não tivermos cuidado, o sol pode provocar: desidratação, insolação, queimaduras, dor, pele vermelha, entre outras. A desidratação ocorre quando o nosso corpo perde água e sais minerais daí a necessidade de beber líquidos. A insolação caracteriza-se pela pele quente, húmida e avermelhada, suores, dor de cabeça, vómitos e cansaço.
Existem certas zonas de alto risco, que se devem proteger mais do que o normal, durante a exposição ao sol tais como: o peito, as virilhas, a parte interna dos joelhos, os ombros, as costas, o contorno dos olhos, o nariz, as maçãs do rosto e os lábios (logo é importante usar batom apropriado).
 Apesar disso, o sol tem benefícios, pois é essencial para a fixação da vitamina D no organismo. Esta vitamina é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da estrutura óssea, daí que crianças e grávidas precisem de uma maior quantidade da mesma. Também os mais velhos precisam de adição da vitamina D, pois à medida que envelhecem a pele vai perdendo a capacidade de sintetizá-la.
Aproveitem o Verão, a Praia e o Sol mas tenham os devidos cuidados, a nossa saúde agradece!
                                                   
   Ana Paula Antunes Pires
           Enfermeira Graduada
 Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here