“SuperSementes” para uma Alimentação Saudável

0
As sementes têm vários tamanhos e formas e são conhecidas por serem ricas nutricionalmente.
As mais conhecidas são as de abóbora, girassol, sésamo e linhaça; posteriormente a lista aumentou com as de chia, quinoa, cânhamo e bagas de goji. Mas existem vários outros alimentos que consumimos no nosso dia-a-dia que na realidade são sementes como o arroz, a soja, as leguminosas e os frutos secos.
As sementes são boas fontes de gorduras polinsaturadas incluindo os ácidos gordos essenciais ómega 3 e ómega 6, fibras e vitaminas e minerais com efeitos antioxidantes.
O consumo regular permite o equilíbrio da fibra logo melhora a regulação do trânsito intestinal e da saciedade. Melhora os níveis lipídicos com controlo dos níveis de colesterol LDL e dos triglicéridos. Ajuda no controlo da tensão arterial e aumenta os níveis de energia.
Todos estes alimentos fazem parte de uma alimentação saudável, é importante conhecer os benefícios de cada um, e gostávamos de dar a conhecer alguns deles.
Sementes de girassol. São ricas em vitaminas do complexo B auxiliando um bom funcionamento cerebral. É uma excelente fonte de energia para o nosso organismo devido aos ácidos gordos essenciais. Estimula o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos contribuindo para o controlo da tensão arterial promovendo a saúde cardiovascular. A vitamina E juntamente com a ação antioxidante do organismo auxilia no combate ao envelhecimento precoce e minimiza os sintomas do período da menopausa. As fibras auxiliam na regularização do trânsito gastrointestinal e no aumento de sensação de saciedade. O magnésio ajuda a diminuir a dor muscular, fadiga, cãibras e enxaquecas.
Podem ser consumidas misturadas em saladas, batidos, sumos e massas.
Sementes de linhaça. São ricas em fibras solúveis, aconselhadas para a obstipação melhorando o funcionamento do trânsito intestinal; a fibra contribui também para um aumento da saciedade sendo uma ajuda nos planos alimentares de perda de peso. São uma boa fonte de ácidos gordos essenciais ómega 3, o seu consumo regular promove a redução dos níveis de colesterol e consequentemente a prevenção de doenças cardiovasculares; Têm ainda um poder na diminuição da inflamação podendo ajudar nas doenças autoimunes e inflamatórias, como artrite reumatoide, psoríase e lúpus.
Podem ser consumidas em saladas, sumos, sopas e iogurte.
Sementes de sésamo. São ricas em fibras denominadas ligninas que possuem a capacidade de reduzir os níveis de gordura no sangue, combater as inflamações e controlar a tensão arterial. Têm proteínas de alto valor biológico; um alto poder antioxidante e vitaminas especialmente a E, ricas em minerais como ferro, fósforo, cobre, magnésio, cálcio e manganês. Os seus principais benefícios são o fortalecimento de ossos e tendões, auxiliam em doenças reumatismais, possuem um efeito hipoglicémico, melhoram a circulação, aumentam a energia sendo recomendadas em casos de fadiga e insónias, favorecem a saciedade e o trânsito intestinal.
Podem ser consumidas nos iogurtes, sumos, saladas e sopas.
Bagas de goji. São uma excelente fonte de proteína porque contêm 18 aminoácidos diferentes, 8 deles essenciais ao nosso organismo; têm vitaminas principalmente B1,B2,B6,C e E; e minerais como fósforo, selénio, zinco, cobre, ferro e cálcio; têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Os seus benefícios são o fortalecimento do sistema imunológico evitando constipações, gripes e vários tipos de cancro; evitam doenças cardiovasculares e ajudam no controlo da tensão arterial; evitam doenças inflamatórias; ajudam a digestão; regulam o trânsito intestinal; regulam o nível de insulina dos diabéticos; melhoram e memória e a concentração.
Podem ser consumidas misturadas no iogurte, batidos, cereais e chá.

Apesar do consumo de sementes existir há milhares de anos, só recentemente é que este hábito mediterrânico passou a fazer parte da alimentação dos portugueses. Estes alimentos devem fazer parte de uma alimentação completa, equilibrada e variada, para que seja possível retirar delas os seus benefícios.

Ana Paula Antunes Pires

Enfermeira Graduada da Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here