Bicicletas para o Médio Tejo

0

A CIM do Médio Tejo e os seus treze municípios iniciaram um estudo estruturado sobre a rede de percursos clicáveis intermunicipal, com o objetivo de identificar os percursos pré-existentes e com o objetivo de definir novos percursos, que possibilitem a ligação entre todas as sedes de concelho e que sejam compatíveis com a utilização da bicicleta.

Este estudo surge no âmbito do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes do Médio Tejo, que tem uma estratégia assente no desenvolvimento da mobilidade clicável e que prevê um conjunto de medidas de intervenção e de promoção dos modos suaves.

Considera a CIM, que a utilização da bicicleta para a mobilidade quotidiana da população, sobretudo para as deslocações por motivo de trabalho, estudo ou para o acesso ao comércio e serviços, é uma mais valia a vários níveis e uma oferta alternativa ao transporte motorizado. Assim, o estudo a ser efetuado prevê garantir a existência de infraestruturas clicáveis adequadas e seguras para os ciclistas.

Na sequência deste trabalho, esta CIM aprovou no último Conselho Intermunicipal, realizado a 26 de novembro, o início do procedimento do Sistema Intermunicipal de Bicicletas para uso público, que prevê a adjudicação de um conjunto de bicicletas elétricas, convencionais e um conjunto de infraestruturas necessárias.

De salientar que a adjudicação fica condicionada à apreciação de uma candidatura apresentada pela CIM ao Programa Operacional Regional do Centro 2020.

No global, nesta primeira fase do projeto, prevê-se a aquisição de 251 bicicletas elétricas e 45 bicicletas convencionais, e implementadas no território 62 estações de parqueamento e carregamento, distribuídas por 9 concelhos do Médio Tejo.

Pretende-se dotar o Médio Tejo de um serviço público que incentive a mobilidade clicável na região e contribua para a descarbonização, perspetivando-se que o arranque do serviço ocorra ainda durante o ano de 2021 nos municípios de Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Ourém, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

In: CIMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here